Olá Amores!
Tudo bem? Hoje a Psicóloga Aline Brito vai nos falar sobre comportamentos, quantas vezes você já se perguntou como vou resolver isso? E a Psicóloga Aline está sempre por aqui com dicas para nos ajudar.
Quando
você está tentando controlar um comportamento perturbador, é útil identificar
comportamentos específicos que você está tentando mudar (ou encorajar). É
verdade que, quando as famílias estão se sentindo sobrecarregadas, às vezes
pode parecer que toda interação é uma luta. No entanto, identificar
comportamentos específicos é um primeiro passo importante para uma disciplina
eficaz. Adotar um comportamento de cada vez permite que você se concentre
mais, compreenda melhor por que o comportamento está acontecendo e tenha um
maior senso de controle. Claro, pode haver vários comportamentos que você
gostaria de mudar, mas avaliá-los um por um é importante.
Os
comportamentos alvo devem ser:
- Específico
(para que as expectativas sejam claras para todos na família)
- Observável
- Mensurável
(para que todos possam concordar se o comportamento aconteceu ou não)
Um
exemplo de comportamento mal definido é "agir" ou "ser
bom". Um comportamento bem definido seria correr pela sala (ruim) ou
começar a lição de casa na hora (bom).
Antes que o
comportamento aconteça
Quando
você está pensando sobre um comportamento específico que está almejando, é
importante pensar sobre o que geralmente acontece antes desse
comportamento e pode estar desencadeando-o. Isso ajuda os pais a entender
não apenas por que uma criança pode estar agindo mal, mas também como a
antecipação de certos gatilhos pode ajudar a evitar que esses comportamentos
aconteçam. Os pais também podem examinar os gatilhos que tornam os
comportamentos positivos (como obedecer a uma ordem na primeira vez) mais
prováveis.
Potenciais
gatilhos para evitar
Essas
coisas geralmente levam a um mau comportamento.
- Presumindo que
suas expectativas sejam compreendidas: as crianças podem não saber o
que se espera delas - mesmo que você presuma que sim. As exigências
mudam de situação para situação e quando as crianças não têm certeza do
que devem fazer, é mais provável que se comportem mal.
- Chamando
coisas à distância: Dê instruções importantes a seus filhos
quando estiver cara a cara. As direções que são gritadas à distância
têm menos probabilidade de serem lembradas e compreendidas.
- Transição sem
aviso: as transições podem ser difíceis para as crianças,
especialmente se elas estiverem fazendo algo de que gostam. Quando as
crianças recebem um aviso e têm a chance de encontrar um bom lugar para
parar, as transições podem ser menos complicadas.
- Fazer
perguntas rápidas ou dar uma série de instruções: Fazer uma série de
perguntas ou instruções limita a probabilidade de as crianças ouvirem,
responderem a perguntas, se lembrarem das tarefas e fazerem o que foram
instruídas a fazer.
Espero
que estejam gostando das postagens e até semana que vem! Um grande beijo.
Para dúvidas ou sugestões entrem em contato
pelo @psi_aline_brito
BEIJOS! BEIJOS!
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