sexta-feira, 27 de novembro de 2020

CONSEQUÊNCIAS QUE SÃO EFICAZES

 

Olá Amores!


Como vocês estão? Hoje a Psicóloga Aline Brito, vai nos falar sobre  consequências que são eficazes com os nossos filhos. Eu amo as dicas dela e você não pode perder pois ela está por aqui toda sexta-feira com super dicas.




As consequências mais eficazes começam com atenção generosa aos comportamentos que você deseja encorajar.

  • Atenção positiva para comportamentos positivos: elogiar as crianças quando você “vê-las sendo boazinhas” aumenta a probabilidade de repetir esse bom comportamento no futuro. A atenção positiva também é uma coisa boa para o relacionamento pai-filho, melhora a auto-estima da criança e é bom para todos os envolvidos.
  • Ignorar ativamente: essa consequência pode parecer contra intuitiva, mas os especialistas em comportamento infantil geralmente ensinam a "ignorar ativamente" como uma estratégia eficaz de gerenciamento de comportamento. Para ignorar ativamente, retire deliberadamente sua atenção quando uma criança começar a se comportar mal. À medida que as crianças aprendem que atuar não chama sua atenção, elas começarão a fazê-lo menos. Um componente importante de ignorar ativo é dar imediatamente uma criança a atenção positiva assim que ele exibe um comportamento que você não quer ver, como sentar-se calmamente. Obviamente, essa consequência deve ser usada apenas para comportamento incorreto menor - ignorar ativamente não é apropriado quando uma criança está sendo agressiva ou fazendo algo perigoso.
  • Menus de recompensa: as recompensas são uma forma tangível de dar às crianças um feedback positivo sobre os comportamentos desejados. As recompensas são mais motivadoras quando as crianças podem escolher entre uma variedade de coisas desejáveis: tempo extra no iPad, celular, um tratamento especial, etc. As recompensas devem estar vinculadas a comportamentos específicos e sempre entregues de forma consistente.
  • Pausas: as pausas são uma das consequências mais eficazes que os pais podem usar, mas também uma das mais difíceis de fazer corretamente. A próxima seção do guia dá dicas aos pais sobre como fazer uma pausa bem-sucedida.

 

Exemplo: visando um comportamento específico

Defina um comportamento específico que você deseja atingir, por exemplo:

Pare de pular no sofá

Examine os gatilhos

Sua filha geralmente começa a pular no sofá quando você vai trocar a fralda do bebê ou dar banho nele.

Solução possível: descubra maneiras pelas quais sua filha pode “ajudar” você a realizar essas tarefas. A ajuda dela pode atrasá-lo um pouco, mas dá a ela algo positivo para fazer - e faz com que ela sinta que ainda está chamando sua atenção. Quando ela ajudar, elogie-a por ser uma irmã mais velha tão boa.

Examine as consequências

Consequência ineficaz: Gritar: “Já disse isso um milhão de vezes, Katie, você não pode pular no sofá! Por que você continua fazendo isso ?! ”

Consequência efetiva: Envie para interromper imediatamente

 

Espero que essas ferramentas sejam úteis em seu lar, e coloco me à disposição para esclarecer suas dúvidas e também sugestões de tema!

 

Até a próxima semana! Beijos! 

                                                                                                                                          Aline Brito






Beijos! Beijos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário